São duas as modalidades de Registro Profissional de Pessoa Física:

Registro Definitivo: mediante a apresentação do Diploma de Graduação no Curso de Comunicação Social, Habilitação em Relações Públicas e documentação exigida.

Registro Provisório: mediante a apresentação do Certificado de Conclusão de Curso de Comunicação Social, Habilitação em Relações Públicas e Colação de Grau. O Registro Provisório é válido por um ano, com renovação de mais 1 ano, e deve ser transformado em Registro Definitivo assim que o Diploma for entregue pela faculdade e enviado ao Conrerp.

Para solicitar o seu registro, siga os passos abaixo.


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

– Cópia AUTENTICADA do Diploma (frente e verso) ou do Certificado de Conclusão de  Curso (frente e verso);
– Cópia AUTENTICADA da Carteira de Identidade e do CPF;
– Cópia simples do Título de Eleitor;
– Cópia simples do comprovante de residência;
– 2 (duas) fotos 3×4;
– Comprovante do pagamento das taxas e anuidade; e
– documentos abaixo.

Os documentos abaixo deverão ser impressos e entregues juntamente com a documentação acima. Os documentos estão disponíveis para download no final da página.

Requerimento para Registro Definitivo: você deverá imprimir, preencher, assinar e enviar junto com a documentação.
Requerimento para Registro Provisório:  você deverá imprimir, preencher, assinar e enviar junto com a documentação.
Declaração: você deverá imprimir, preencher, assinar e enviar junto com a documentação.
Outras Declarações: você deverá imprimir e anexar

OBS: Ao fim do período de um ano, o profissional que tiver REGISTRO PROVISÓRIO deverá apresentar, para transferir seu registro para definitivo, o requerimento de transferência de Registro Provisório para Definitivo, acompanhado de cópia autenticada do Diploma, de uma foto 3×4, pagamento da taxa de 2.ª via de carteira e pagamento da anuidade. A não apresentação da documentação dentro do prazo de validade implica em suspensão automática do registro provisório.


PAGAMENTO DE TAXAS

1. Taxa de Registro: R$ 90,00
2. Taxa de Carteira: R$ 75,00

OBS: esses valores são iguais, tanto para registro Definitivo quando para o Provisório.

Formas de pagamento das taxas

O pagamento das taxas deverá ser feito via depósito bancário:

OBS.: Para obter o número da conta, é necessário entrar em contato com o Conrerp 5ª pelo e-mail: conrerp5@conrerp5.org.br ou pelo telefone: 81 3221.0331, no horário das 13:00 às 18:00 horas.

IMPORTANTE! O comprovante de depósito das taxas deverá ser enviado junto com a documentação.


ANUIDADES 2015

Definitivo – a Anuidade é de R$ 380,00
– 10% de desconto para pagamentos efetuados até 31 de janeiro;
– 5% de desconto para pagamentos efetuados até 28 de fevereiro;
– parcelamento em até 5x com vencimentos até mês de maio.
– para novos registros, proporcional ao mês de Registro (sem parcelamento).

Provisório – a Anuidade é de R$ 190,00.
– pagamento sem desconto;
– parcelamento em até 5x com vencimentos até mês de maio.
– para novos registros, proporcional ao mês de Registro (sem parcelamento).

OBS: A anuidade proporcional é calculada a cada mês, tomando por base a anuidade integral que é determinada através de tabela do Conferp.

Formas de pagamento da anuidade

– Por boleto bancário a ser enviado por e-mail ou correio.

OBS: A anuidade deve ser paga por todos os profissionais registrados, no primeiro trimestre de cada ano. O não pagamento dentro dos prazos estabelecidos acarretará a cobrança de tais valores, por meio de PTA – Processo Tributário Administrativo, podendo o registrado, caso não efetue o pagamento, ser inscrito na Dívida Ativa da União, com o posterior ajuizamento da ação de execução fiscal, nos termos da legislação vigente.

IMPORTANTE! O pagamento da anuidade é realizado somente após a aprovação do Registro em Reunião Plenária.


ENVIO DOS DOCUMENTOS

A documentação e os comprovantes de pagamento devem ser entregues pessoalmente ou enviados para o endereço do CONRERP 5ª região, conforme consta abaixo:

CONRERP 5ª Região
Rua Joaquim Nabuco, 409 – sala 21 – Derby
Recife – PE
CEP 52011-000


ANÁLISE DOS DOCUMENTOS

Se a documentação estiver completa, o processo será submetido à análise de um Relator, dos Conselheiros, em Reunião Plenária Ordinária realizada uma vez por quinzena.

Prazo para análise vai de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias, após a entrega da documentação.

Após a análise dos documentos pelo Plenário, o Conrerp 5ª entrará em contato com o profissional através de e-mail.


ENTREGA DA CARTEIRA

A carteira profissional será entregue pessoalmente a cada Registrado ou através de remessa postal para regiões fora da sede do Conrerp 5ª, cumprindo-se as exigências legais.

Caso se faça necessário, uma Certidão comprovando o Registro, pode ser emitida, sob pagamento, de taxa de R$ 10,00.

IMPORTANTE! O exercício profissional SEM O REGISTRO caracteriza EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO, sendo passível de responsabilidade tanto do profissional quanto da empresa.

Utilize nosso site: www.conrerp5.org.br para qualquer consulta, sugestão e reclamação.


BAIXA TEMPORÁRIA

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

  • Requerimento solicitando Baixa Temporária à Presidente do CONRERP 5ª Região;
  • Cópia autenticada em cartório da Carteira de Trabalho e das seguintes páginas: foto, dados pessoais, todos os contratos assinados e a próxima folha de contrato em branco após o último assinado;
  • Se estiver trabalhando, declaração do departamento de pessoal, onde conste o Cargo e as funções que exerce;
  • Devolver a Carteira de Registro Profissional do CONRERP 5ª (caso tenha sido roubada ou extraviada, enviar cópia autenticada em cartório da ocorrência policial onde consta o acontecido).

A documentação deve ser entregue pessoalmente ou enviada por correio para o endereço do CONRERP 5ª. Não precisa marcar horário.

Conrerp 5ª Região – Rua Joaquim Nabuco, 409 – sala 21 – Derby – Recife/PE – CEP 52011-000


ANÁLISE DOS DOCUMENTOS:

Se a documentação estiver completa, o processo será submetido à análise do Relator, dos Conselheiros, em Reunião Plenária Ordinária realizada uma vez por quinzena.

Prazo para  análise: de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias, após a entrega/recebimento da documentação.

Após análise dos documentos pelo Plenário, o CONRERP 5ª entrará em contato com o profissional através de e-mail ou documento oficial enviado pelos Correios.

OBS. Lembramos que a concessão de Baixa Temporária não isenta débitos anteriores ao requerimento. A Baixa Temporária tem que ser renovada após um ano da sua concessão.

Esclarecemos que, caso retorne ao exercício das atividades de Relações Públicas, deverá solicitar suspensão da Baixa Temporária, para não incorrer em exercício ilegal da profissão.

IMPORTANTE! O exercício profissional SEM O REGISTRO caracteriza EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO, sendo passível de responsabilidade tanto o profissional quanto a empresa.

 

 


ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE ANUIDADE POR APOSENTADORIA

Documentação para solicitação:

  • Requerimento solicitando a aposentadoria;
  • Carteira de Identidade Profissional original (caso tenha sido roubada ou extraviada, enviar cópia autenticada em cartório da ocorrência policial onde consta o acontecido);
  • Cópia do comprovante de aposentadoria emitido pelo INSS.

ANÁLISE DOS DOCUMENTOS:

Se a documentação estiver completa, o processo será submetido à análise do relator, dos Conselheiros, em Reunião Plenária Ordinária realizada uma vez por quinzena.

Prazo para  análise: de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias após a entrega/recebimento da documentação.

Após análise dos documentos pelo Plenário, o CONRERP 5ª entrará em contato com o profissional através de e-mail ou documento oficial enviado por Correio.

Lembramos que a concessão de Isenção de pagamento de anuidade por Aposentadoria não isenta débitos anteriores ao requerimento.


TRANSFERÊNCIA DE REGISTRO PROVISÓRIO PARA DEFINITIVO

Documentos exigidos:

  • Requerimento (com devolução da Carteira Profissional de Identidade e sem a devolução) – preencher, assinar e nos enviar apenas o que se encaixa na sua situação
  • Cópia autenticada do Diploma do Curso Superior em Relações Públicas (frente e verso)
  • 2 (duas) fotos 3×4 atuais
  • Carteira de Identidade de Registro Profissional do CONRERP (caso tenha sido roubada ou extraviada, enviar cópia autenticada em cartório da ocorrência policial onde consta o acontecido)
  • Cópia do comprovante de pagamento da taxa de Carteira
  • * Taxa de Carteira (2015): R$ 75,00

OBS.: Para obter o número da conta, é necessário entrar em contato com o Conrerp 5ª pelo e-mail conrerp5@conrerp5.org.br. ou pelo fone: 81 3221.0331, no horário das 13:00 às 18:00 horas.

A documentação pode ser entregue diretamente na Sede do Conrerp 5ª ou via Correios.

ANÁLISE DOS DOCUMENTOS:

Se a documentação estiver completa, o processo será submetido à análise do Relator, dos Conselheiros, em Reunião Plenária Ordinária realizada uma vez por quinzena.

Prazo para  análise: de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias após a entrega/recebimento da documentação.

Após análise dos documentos pelo Plenário, o CONRERP 5ª entrará em contato com o profissional através de e-mail ou documento oficial enviado pelos Correios.

 


 

TRANSFERÊNCIA DE REGISTRO PARA OUTRO REGIONAL

Conforme Portaria 122/2012 do Conferp, o Profissional de Relações Públicas será registrado no Conrerp que jurisdiciona a área territorial de seu efetivo exercício profissional.

A documentação abaixo deve ser enviada para o Conrerp da Região onde está seu registro.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

  • Requerimento solicitando Transferência de Registro;
  • Cópia AUTENTICADA da Carteira de Identidade e do CPF;
  • Cópia simples do comprovante de residência.

Aprovado em Plenária, o Conrerp de origem enviará documentação do Registrado ao Conrerp para o qual pediu transferência. Após aprovado em Plenária da Regional para o qual está sendo transferido, o Conrerp entrará em contato com o Registrado, para solicitar a devolução da carteira Profissional, pagamento da Taxa de Carteira e o envio de foto para nova Carteira.

Conforme a Portaria 122/12 do Conferp:

“ Art. 6º – A inadimplência do Profissional junto a seu Conrerp de origem ou ao que expedirá a GT (Guia de Transferência) não impede que a transferência seja efetivada.

§1º – O Profissional inadimplente junto ao Conrerp expedidor da GT será registrado na sua nova região, que passará a ser responsável pela cobrança dos valores devidos.”

ANÁLISE DOS DOCUMENTOS:

Se a documentação estiver completa, o processo será submetido à análise do Relator, dos Conselheiros, em Reunião Plenária Ordinária realizada uma vez por quinzena.

Prazo para  análise: de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias após a entrega/recebimento da documentação.

Após análise dos documentos pelo Plenário, o CONRERP entrará em contato com o profissional através de e-mail ou documento oficial enviado por correio.

 


DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD

 

 

Publicado por conrerp5 em 6 - April - 2014