Evento gera Imagem

O evento é um acontecimento que tem como característica principal propiciar uma ocasião extraordinária ao encontro de pessoas. É um instrumento de comunicação que pode promover a construção de relacionamentos entre pessoas e organizações. Uma oportunidade de geração e manutenção de imagem junto aos seus mais diversos públicos.

Segundo Simões “é um acontecimento criado com a finalidade específica de alterar a história da relação organização-público, em face das necessidades observadas”. Do ponto de vista das organizações os eventos podem ser classificados em institucionais e promocionais (comerciais) e caracterizados de acordo com o porte, participantes e objetivos. Podemos realizar eventos abertos (geral), dirigidos ou específicos, depende de qual seu objetivo, se é científico, cultural, comercial.

São vários os tipos de eventos, desde encontros como conferências, palestras, simpósios, convenções, congressos, seminários, fóruns, jornadas, colóquios, workshops, dentre inúmeros outros. É preciso avaliar qual a tipologia do evento adequada, conforme características de cada evento. O que geralmente ocorre são pessoas ou organizações que realizam eventos sem fazer esta análise.

Outro aspecto importante que deve ser observado é sobre o planejamento do evento, pois como diz Murphy citado por Giacaglia (2006, p. 211), “Se alguma coisa puder dar errado na organização de um evento, ela provavelmente dará”. Por esta razão, é preciso planejar minuciosamente as etapas do pré-evento (preparação), transevento (execução) e pós-evento (avaliação). Ações esta que, quando realizadas por um profissional habilitado (Relações Públicas) ou empresa especializada, contribui e muito com o fortalecimento da imagem institucional.

Portanto, este é um importante meio pelo qual a empresa pode se apresentar e até mesmo dialogar com seus clientes, quer interno ou externo. Oportunidade ímpar de transmitir num único momento os valores da organização, seus projetos atuais e para o futuro, o que pode gerar ou não uma boa imagem no mercado, depende de como você trata o evento.

Cibelli Pinheiro
Presidente da ABRH-PE, Presidente do CONRERP/5 e Diretora da Sol Comunicação

Publicado por conrerp5 em 27 - fevereiro - 2011 Textos e Artigos

Deixe seu comentário