Imagem da Organização

Boa Comunicação gera Boa Imagem!

Cibelli Pinheiro
Presidente do Conselho Regional de
Profissionais de Relações Públicas 5ª Região

IMAGEM – A criação de valor de uma empresa para a sociedade é construída a partir do fortalecimento da sua imagem e reputação perante a opinião pública. A palavra IMAGEM, vem do latim imagine, segundo o Aurélio é “aquilo que evoca uma determinada coisa, por ter ela semelhança ou relação simbólica”.Como diz Neves (1998), Imagem é como percebemos as coisas. Esta percepção, no contexto organizacional, torna-se realidade à medida que a empresa é percebida positiva ou negativamente pelos seus mais diversos públicos com os quais se relaciona.

Especialmente o público interno, que retrata fielmente a imagem da empresa nas suas relações pessoais e profissionais. Projetar uma imagem além do real é muito comum no mundo de negócios e até mesmo na vida real. Imagens irreais, distorcidas, aquém e além, são projetadas e percebidas neste mercado. São as práticas de uma comunicação diferenciada fundamentada no diálogo, na verdade e transparência, que conduz todos esses públicos, ao mesmo tempo, aos valores e a identidade da organização. Portanto, para ter, manter ou resgatar uma imagem positiva é necessário ter CREDIBILIDADE (tanto a empresa, como o profissional), construída através de conceitos reais, exemplos diários e atitudes coerentes. Este é o maior patrimônio que uma organização pode conquistar – sua credibilidade. Para construir leva-se tempo. Para perdê-la, é rápido, basta um pequeno deslize. As organizações (e as pessoas) precisam estar atentas sobre o quê e como se comunicam, devem proteger e fortalecer cada vez mais sua imagem, pois dependendo de como é feita esta comunicação, pode-se construir ou destruir em um só discurso ou numa só prática, todo um trabalho realizado neste mercado. A comunicação (interna/externa), portanto, é meio pelo qual organizações e profissionais podem garantir uma boa imagem, agregando valor e resultados positivos ao relacionamento da empresa com seus clientes, colaboradores, consumidores e sociedade.

Publicado por conrerp5 em 28 - novembro - 2010 Textos e Artigos

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