Você sabia que é possível unir relações públicas e marketing de conteúdo em uma mesma estratégia? Por mais que algumas pessoas tenham a falsa ideia de que uma estratégia tenha sentido oposto ao da outra, cada vez mais esse mito vem caindo em descrédito devido aos bons resultados que as empresas têm obtido ao trabalhar as duas metodologias de forma paralela.

 

Outra prova disso é a crescente quantidade de profissionais de RP que estão ocupando cargos de estrategistas de marketing de conteúdo nas empresas, alinhando os conhecimentos de ambas as áreas.

 

Quais são as diferenças entre RP e marketing de conteúdo?

Antes de traçar uma estratégia unindo os conceitos de relações públicas e marketing de conteúdo, é importante ter conhecimento sobre a definição de cada uma das áreas.

 

As relações públicas compõem todo o trabalho que uma empresa realiza ao se comunicar com o seu público, e isso inclui a busca por espaço nas mídias para a divulgação de novos produtos e serviços, eventos realizados etc.

 

O marketing de conteúdo, por sua vez, trabalha com uma metodologia baseada no funil de vendas, de modo que são desenvolvidos textos e artigos nas diferentes fases da jornada de compra de um consumidor.

 

Como as relações públicas podem contribuir para uma estratégia de marketing de conteúdo?

 

Os profissionais de relações públicas recebem, em sua formação, diversas aptidões que são fundamentais para uma boa estratégia de conteúdo. Desse modo, esses profissionais têm condições de reunir esses conhecimentos em comunicação para gerar mais resultados para as empresas. Abaixo estão 3 situações em que as relações públicas e marketing de conteúdo podem andar juntos.

 

 

  • Geração de personas

 

Os profissionais de relações públicas possuem conhecimento para realizar um detalhado mapeamento de públicos e stakeholders. Isso é fundamental para se ter uma boa base para a criação de personas, uma peça importante para a criação de conteúdo para a organização.

 

  • Distribuição de conteúdo para a imprensa

 

Engana-se quem pensa que o press release é uma ferramenta que só pode ser utilizada para divulgar eventos ou lançamentos de uma organização. Como os profissionais de relações públicas geralmente têm uma relação próxima com a imprensa, é possível também enviar material produzido para o blog da empresa, por exemplo.

 

Assim, os veículos de comunicação poderão citar a organização como fonte ao produzir matérias sobre assuntos do seu segmento. Isso é muito importante para que a marca ganhe em relevância e reputação.

 

  • Sugestão de pauta

 

Devido à proximidade que o profissional de relações públicas tem com as pessoas que seguem a empresa, seja pelos meios tradicionais ou pelas mídias online, é possível que ele perceba assuntos que são de interesse da audiência da sua marca.

 

Desse modo, as RP também podem contribuir para que você produza pautas que realmente sejam de interesse e gerem engajamento com o seu público.

Publicado por conrerp5 em 26 - abril - 2019 Notícias

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